Um creme dental que escurece os dentes. Um creme facial que envelhece a pele em até 10 anos com apenas uma semana de aplicação. Um spray bucal que lhe deixa a voz rouca instantaneamente.
Estes são os produtos da Nicomarket: o Nicoteeth, Nicoclean e Nicovox, que podem ser adquiridos através do site Nicomarket.
É claro que os produtos são falsos. Fazem parte de uma campanha de marketing viral anti-tabagismo da União Européia, criada pela Isobar, no último bimestre de 2007 e veiculada apenas através de celular e Internet. Na Internet foram 150 blogs e portais de vídeo, além de ações especiais para MTV, MSN e Yahoo!.
A campanha, que tinha os jovens europeus, fumantes ou não, como público alvo, apelou para um modelo de publicidade bem conhecido, o dos comerciais de produtos de estética e beleza.
Além do tom falso e irônico do site e dos produtos, no momento final da “compra” o visitante era redirecionado a um site de ajuda com informações sobre os riscos do cigarro, além de orientações sobre como parar de fumar.
Com orçamento da ordem de €500 mil a campanha aconteceu em 27 países europeus e atingiu um total de 300 mil pessoas através do site, com 58 mil “vendas” e 40 mil encaminhamentos dos vídeos da campanha a partir do site, sendo que os vídeos tiveram 3,5 milhões de visualizações.
Veiculada exclusivamente através de celular e Internet a campanha é uma demonstração, ainda que bastante simples, da possibilidade de se ter campanhas que usam exclusivamente as novas mídias.
2 comentários:
- At 5 de maio de 2008 às 13:37 Anônimo said...
-
SENSACIONAL!
- At 6 de maio de 2008 às 16:57 Anônimo said...
-
A campanha é muito bacana mesmo Bruna, os vídeos dos produtos são ótimos.
Uma dica pra Bruna e para os demais leitores do Nova Mídia - Novo Marketing é que ao usar o modo "Nome/URL" quando postarem comentários lembrem-se de colocar o "http://" na URL. Não sei o motivo, mas se o formato não for esse o link não funciona corretamente.
Por isso, quem quiser acessar o blog da Bruna (que eu recomendo) o endereço é: http://blogdabruka.blogspot.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)