Não, não é mais uma notícia do Cocadaboa, é absolutamente verdade, ou quase...
A tradicional rede de cafeterias americana, a Starbucks, fechou as portas de todas as suas mais de 7mil lojas nos EUA na última terça-feira, 26/fev, para treinamento de seus funcionários.
Os profissionais de marketing sabem que um plano de marketing envolve diversos aspectos, desde decisões relativas ao preço, à imagem da marca e de seus produtos, dentre tantas outras coisas, passando pelo atendimento ao cliente, claro.
O fato é que depois de 37 anos de crescimento a Starbucks teve, pela primeira vez, uma queda na frequência de suas lojas nos EUA, e imediatamente tomou medidas para resolver o problema, fechando as portas e fazendo um treinamento intensivo de seus funcionários, os cartazes na portas das lojas diziam: “We’re taking time to perfect our art of expresso”.
Os frequentadores da Starbucks não procuram apenas um bom café, eles vão às lojas pela arquitetura, pelo uso livre da Internet, para fazer compras na iTunes Stores (com seus iPods Touch e iPhones), pelo ambiente agradável, dentre outras coisas. A Starbucks que sempre pensou seus serviços de forma “total” agora quer melhorar ainda mais a qualidade do atendimento, certamente alcançarão o resultado pretendido e atrairão mais clientes. Um exemplo de gestão de marketing, preocupação com a excelência em qualidade e com seus clientes.
[Não isso não é um comercial, mas confesso que gosto bastante da marca e de como ela enxerga seus serviços e a relação com o cliente ;-) ]