Pra que serve um blog, se não para expressar opiniões e pontos de vista pessoais? Para não ser radical e correr o risco de estar esquecendo de alguma outra função bacana, afirmarei apenas que um blog serve, principalmente, para isso: expor as opiniões e os pontos de vista pessoais do blogueiro.
Em verdade este primeiro parágrafo não precisaria estar aqui, mas já que está, que fique. A questão é que as vezes os colegas blogueiros me parecem fascinados por determinados temas e esquecem que a crítica existe e deve ser exercitada.
Em todos os blogs que li sobre a ação da Adidas: "This is not a jersey", eu vi, apenas, comentários positivos, com os quais eu concordo, mas apenas parcialmente. Eu explico:
O conceito da campanha "This is not a jersey", como o nome bem diz, é valorizar a camisa do time neozelandês de rugbi All Blacks, afirmando que ela não é uma "camisa", mas um símbolo de superação, anos de história, uma família, um dom, etc.: fenomenal! Achei o conceito e a execução excepcionais, nota 10!
Mas onde está o problema então?
É que a campanha não para por aí ela também vai usar nanotecnologia para gravar a assinatura de fãs na linha que vai costurar o emblema do time na camisa do capitão (ufa!). Isso me dá a sensão de que a novidade pela novidade, o ser o pioneiro por ser o pioneiro, são mais valorizados do que deveriam.
O novo causa furor, mas convenhamos que muitas vezes apenas se usa a nova tecnologia, a nova mídia, a nova comunidade on-line... por ser o novo hit, sem se preocupar com conteúdo.
É a velha história da forma sendo mais valorizada que o conteúdo. O uso da nova ferramenta ou da nova tecnologia já bastam, o conteúdo se torna acessório.
Eu acho lamentável! E acho também que temos de ser extremamente críticos em relação a esta postura, estamos em tempos em que a novidade nos chega cada vez com mais velocidade e se esquecermos o conteúdo o que nos restará no final?
O fundamental: nós trabalhamos com comunicação! Forma e conteúdo tem, forçosamente, de andar de mãos dadas, caso contrário a mensagem fica, ou vazia, por um lado, ou incompreensível, por outro.
Confiram o belíssimo vídeo "This is not a jersey" e ignorem a história da nanotecnologia, gravação de nomes na linha de costura do emblema da...:
Em verdade este primeiro parágrafo não precisaria estar aqui, mas já que está, que fique. A questão é que as vezes os colegas blogueiros me parecem fascinados por determinados temas e esquecem que a crítica existe e deve ser exercitada.
Em todos os blogs que li sobre a ação da Adidas: "This is not a jersey", eu vi, apenas, comentários positivos, com os quais eu concordo, mas apenas parcialmente. Eu explico:
O conceito da campanha "This is not a jersey", como o nome bem diz, é valorizar a camisa do time neozelandês de rugbi All Blacks, afirmando que ela não é uma "camisa", mas um símbolo de superação, anos de história, uma família, um dom, etc.: fenomenal! Achei o conceito e a execução excepcionais, nota 10!
Mas onde está o problema então?
É que a campanha não para por aí ela também vai usar nanotecnologia para gravar a assinatura de fãs na linha que vai costurar o emblema do time na camisa do capitão (ufa!). Isso me dá a sensão de que a novidade pela novidade, o ser o pioneiro por ser o pioneiro, são mais valorizados do que deveriam.
O novo causa furor, mas convenhamos que muitas vezes apenas se usa a nova tecnologia, a nova mídia, a nova comunidade on-line... por ser o novo hit, sem se preocupar com conteúdo.
É a velha história da forma sendo mais valorizada que o conteúdo. O uso da nova ferramenta ou da nova tecnologia já bastam, o conteúdo se torna acessório.
Eu acho lamentável! E acho também que temos de ser extremamente críticos em relação a esta postura, estamos em tempos em que a novidade nos chega cada vez com mais velocidade e se esquecermos o conteúdo o que nos restará no final?
O fundamental: nós trabalhamos com comunicação! Forma e conteúdo tem, forçosamente, de andar de mãos dadas, caso contrário a mensagem fica, ou vazia, por um lado, ou incompreensível, por outro.
Confiram o belíssimo vídeo "This is not a jersey" e ignorem a história da nanotecnologia, gravação de nomes na linha de costura do emblema da...:
Tags: Branding, Marketing, Opinião, Publicidade
2 comentários:
- At 17 de julho de 2008 às 22:48 Tiago Moralles said...
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Desabafo.
- At 21 de julho de 2008 às 17:20 Thiago Aranha said...
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Como assim "o novo pelo novo"? Colocar o nome dos torcedores na fibra da camisa do time que eles amam tem tudo a ver com o conceito "This is not a jersey" e com o espírito dos torcedores do All Black que são muito mais do que torcedores, eles fazem parte do time. E, como fazer mais parte do time do que ter o nome nas fibras da camisa do capitão do time? É lógico que você não vê o nome, mas ele está lá... é a mesma coisa com o cartaz da campanha "Bonded By Blood", ou usar o sangue dos atletas para fazer o cartaz oficial do time tmb é "tecnologia por tecnologia"?
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