Site Network: Home | Tendências Urbanas | Snack in Box | INK_Designers | Nova Mídia | Greener City |

Nano: Poética de um mundo novo

Como já foi muito bem pontuado pela Robi Carusi a "inspiração" ou conhecimento necessário para um desempenho destacado no trabalho depende não só de conhecimentos técnicos específicos, mas também da capacidade de relacionar coisas inusitadas ou não tradicionais, do que aprendemos por aprender, ou até mesmo do bom ócio. Por isso deste post.
Quem me acompanha pelo Twitter (@racoelho) sabe que estive na última sexta-feira (23/maio) na exposição "Nano: Poética de um mundo novo" na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado).
A exposição da artista midiática Victoria Vesna em parceria com o nano cientista Jim Gimzewski, ambos da UCLA, junta conceitos de filosofia, biologia, nano ciência, arte, mídia interativa e física quântica.
Parece ser complicado, não é? E é mesmo, no entanto, algumas das abordagens conseguem deixar conceitos complexos mais acessíveis e interessantes, mesmo a leigos e desinformados sobre estes tão variados assuntos.
A exposição, que infelizmente já está no fim, vai até o dia 1o de Junho, e vale a pena a visita. Lá você poderá "manipular" moléculas de carbono com a mão, ou com o pé, ou com o corpo todo no Zerowave; será convertido em partículas em um Túnel Quântico (Quantum Tunnel); vai descobrir as semelhanças entre um monge tibetano e um nanocientista na busca pelo entendimento do universo, na Nanomandala; dentre outras interessantes instalações.
Enfim, você terá lá muitos temas que não tem nenhuma relação direta e simplista com seu cotidiano, ou seja, um prato cheio para se divertir, aprender coisas novas e, quem sabe um dia, ter uma super idéia, que fará toda a diferença em seu trabalho.

Pra finalizar gostaria de agradecer ao Grupo e-urb - Urbanização Virtual e Serviços Urbanos Telemáticos do Depto. de Arquitetura e Urbanismo da EESC-USP (Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo) e em especial a seu coordenador, Prof. Dr. Azael Rangel por ter dado o apoio necessário para que esta visita acontecesse. Fica também como dica, além da visita a exposição Nano, o convite a quem se interessa pelos usos das novas mídias e TIC's (Tecnologias da Informação e Comunicação) no ambiente urbano e na arquitetura, para conhecer o site do grupo e-urb e as pesquisas realizadas por seus membros.

PS.: em breve estará no site do e-urb uma breve análise da exposição "Nano: Poética de um mundo novo" do ponto de vista das interfaces e suas possíveis relações com o espaço e planejamento urbano, a arquitetura e os modelos contemporâneos de governança eletrônica (papo de arquiteto ligado à tecnologia e novas formas de planejamento das cidades do futuro :o ), ou vocês acharam que minha visita era pura diversão?! ;)

4 comentários:

At 26 de maio de 2008 às 19:04 Anônimo said...

Hahahaha...
"leigos e desinformados sobre estes tão variados assuntos" é mais ou menos 98% da humanidade...

 
At 26 de maio de 2008 às 19:05 Anônimo said...

Ai meu Deus, não é anônimo não, sou eu!

 
At 26 de maio de 2008 às 19:14 Anônimo said...

Eu acho muito mais legal quando as pessoas se identificam ;) rs

bem... 98%?!?! é... talvez... acho que você está certa! rs

 
At 27 de maio de 2008 às 08:59 cris said...

Ai, eu sempre, sempre mesmo, me atrapalho com esses comentários do blogger! Sou parte dos 98%...

 

Postar um comentário


BlogBlogs.Com.Br