Vivemos tempos difíceis, no qual modismo e oportunidade se confundem, especialmente para aqueles que não se dedicam a observar, com um mínimo de atenção, as transformações pelas quais passa a comunicação, a propaganda, o marketing, o planejamento, as relações sociais...
Um exemplo da confusão entre modismo e oportunidade que tem me incomodado recentemente é uma iniciativa do colégio Anglo (aquele mesmo do leão), é o “Blog do Bernardo”, para já eliminar falsas expectativas eu lhes digo: NÃO é um blog, mas sim um “informe publicitário”, não, também não é um “falso blog” propagandístico do Anglo, eu explico.
A única coisa de blog que o “Blog do Bernardo” tem, é o nome, pois ele é apenas uma coluna/informe publicitário no caderno Fovest (o caderno especializado em vestibulares da Folha de São Paulo), não há nem mesmo um equivalente na internet, há apenas a divulgação de um e-mail de contato no roda-pé.
Será que uma página inteira de um caderno da Folha de São Paulo custa mais do que manter um blog? Será que o resultado para o vestibulando é melhor nesta coluna estática do jornal do que em um blog participativo na Internet? Eu acredito que a resposta para as duas pergunta seja: NÃO.
Imaginem quão interessante poderia ser um blog, de verdade, deste tipo. O Anglo estaria prestando um serviço muito melhor e aberto, a participação e a construção do conteúdo estaria muito mais ligada as necessidades reais de debate dos vestibulandos, o blog, se bem feito, se tornaria referencia para esta garotada, para todo vestibulando, independente de onde eles cursam o pré-vestibular, seria uma bela aplicação da noção de serviço e benefício em vez de publicidade (no sentido antiquado do termo) e uma bela iniciativa do Anglo.
O “blog”, no caso do Anglo, se tornou apenas modismo, palavra a ser usada e não tem relação nenhuma com o conceito de blog.
Demonstração de que aderir a modismos é deixar passar uma real oportunidade.
1 comentários:
- At 28 de maio de 2008 às 11:13 Tiago Moralles said...
-
Perderam a oportunidade de fazer algo bom hehe.