McCain, fire Charlie Black | Engajamento político, o que a publicidade pode aprender daí?
Postado por Rodrigo Alexandre Coelho às 12:17O movimento “MoveOn – Democracy in Action” que dentre seus objetivos declara querer trazer o americano de volta ao processo político com engajamento, debate e informação, iniciou ontem campanha contra Charlie Black, conselheiro chefe do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, John McCain.
Afirmando que Charlie Black ganhou milhões apoiando e contribuindo para assassinatos em massa, ações terroristas e regimes ditatoriais, a campanha pede contribuições em dinheiro para que o vídeo vá ao ar na TV americana para alertar a população sobre quem é Charlie Black, além disso a campanha também divulga um telefone de John McCain pedindo que os eleitores exijam a demissão de Charlie Black.
Questão importante a destacar, assim como em post anterior, é como o engajamento, de parte do eleitorado americano, é articulado e abraça de forma ampla suas causas.
Atualmente a questão do engajamento tem sido debatido e analisado como um valor a se construir na publicidade, na medida em que cada vez a publicidade através dos meios tradicionais se torna algo que desinteressa completamente o consumidor, conseguir envolvimento e engajamento de pessoas com marcas e produtos se torna uma questão central (pra usar um clichê basta ver como os consumidores Apple, por exemplo, são engajados e fazem campanha espontânea para a marca).
Que exemplos e aprendizado podemos tirar de ações como esta em relação John McCain/Charlie Black e daquelas dos eleitores de Barack Obama?
Os comentários estão abertos para o debate.
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