As preocupações ambientais há já bastante tempo tem feito parte do cotidiano das mais diversas áreas. Na moda não é diferente, há já algum tempo se tem ouvido falar em tecidos ambientalmente corretos, tingimentos naturais e até de reaproveitamento e utilização de solução recicláveis, como os tecidos produzidos a partir de garrafas pet.
Convenhamos, no entanto, que estas iniciativas tinham até agora um caráter ainda marginal dentro da moda, ou seja, elas existiam mas não recebiam grande atenção. O fato é que, para além das autênticas preocupações ambientais, este tema tem ganhado forte apelo mercadológico e de marketing. As pessoas cada vez mais aderem às ações ambientalmente corretas e responsáveis e querem também ver suas marcas prediletas aderindo à causa ou até mudam suas marcas de consumo por outras de maior “responsabilidade ambiental”. Assim o marketing utilizando-se deste mote vem crescendo de forma bastante relevante, basta ver que até mesmo bancos (quem diria?!?!) já utilizam as preocupações ambientais como tema de suas campanhas.
A ação da Cavalera no SPFW (São Paulo Fashion Week) para além do interesse da própria coleção foi uma ação de marketing muitíssimo eficiente. Para quem não acompanhou o desfile, ele aconteceu sob uma das pontes do rio Tietê, em meio a uma chuva fina, mal cheiro e bastante lixo e sujeira (não cenográficos, mas os que percebemos sempre que passamos perto do Tietê), a imprensa e convidados assistiram ao desfile com capas de chuva e máscaras para tentar suportar melhor o fedor do lugar.
O desfile da Cavalera alerta para a necessidade, sempre urgente, de não ignorar o que temos feito ao meio ambiente e para além disso agir em busca de uma transformação nos padrões de consumo (algumas roupas do desfile foram reutilizadas de desfiles e coleções anteriores) e em como nossas ações cotidianas impactam nosso ambiente.
O desfile da Cavalera consegue com esta ousada apresentação ir além das portas da SPFW, para além do mundo da moda, e deixar uma mensagem importante, além de, talvez, iniciar uma nova fase no marketing de moda, uma fase que outros já aderiram e que deve ser seguida ainda por muitos, a fase da responsabilidade ambiental.
(imagem de: http://estrelando.uol.com.br/interna/interna_24273.htm)
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