Site Network: Home | Tendências Urbanas | Snack in Box | INK_Designers | Nova Mídia | Greener City |

Pensando visualmente: Como transformar idéias em imagens

mindmap, mapa mental, mapas mentais, power of myth, joseph campbell

A capacidade de sintetizar ideias complexas através de imagens de fácil compreensão não é uma tarefa simples, apesar disso essa é uma capacidade fundamental na atualidade.
Falamos constantemente da, cada vez maior, escassez do tempo. Em um mundo com overdose de informações, leitor de feeds com centenas ou milhares de novidades, caixa de e-mail lotada e extensa lista de tarefas, temos que escolher cuidadosamente a que dedicar nosso tempo.
Como já foi dito e repetido inúmeras vezes "uma imagem vale mais do que mil palavras", ainda que nem sempre isso seja verdadeiro ou mesmo desejável, a questão é que as imagens têm uma enorme capacidade de síntese e um texto complexo pode, muitas vezes, ser substituído por uma imagem simples e de fácil compreensão.
Alguém que realiza essa síntese de forma muito competente e com imagens bastante persuasivas é David Armano, VP Experience Design da Critical Mass, e ele nos mostra um pouco de seu processo de pensar visualmente na sequência de slides abaixo:


Na apresentação de Armano vemos que chegar ao simples é um processo trabalhoso e nada simples, mas que parte de 4 princípios básicos, os "4 M's": metáfora, modelo, mindmap[bb] e por fim, mostrar, deixar a idéia evidente.

As dicas de Armano são especialmente úteis para quem trabalha com comunicação e devem obritóriamente fazer parte dos hábitos cotidianos de qualquer planner, afinal de powerpoint chato e nada persuasivo o mundo já está bastante cheio.

PS.1: por falar em planners e powerpoint vale a pena ler com atenção todos os posts que a Robi Carusi escreveu sobre como usar o powerpoint, ou melhor, como montar uma apresentação eficiente. O primeiro post da série é o Apresentação Show - Parte 1.
PS.2: powerpoint[bb] é só modo de dizer, eu mesmo não abro mão é do meu Keynote[bb].

Acompanhe o Nova Mídia no Twitter e assine nosso RSS / e-mail

3 comentários:

At 22 de janeiro de 2009 às 14:11 Anônimo said...

Opa e ai??
olha estou fazendo uma campanha para os blogs brasileiros tenham um espaço na Wikia,
que é uma comunidade assim como o wikipédia, so que com comunidades ao invés de informações
está afim de participar?? é so clicar aqui http://slinkassoficial.blogspot.com/2009/01/wikia-e-blogosfera-brasileira.html
eh super facil, e lá vc ainda pode colocar o seu blog ( merchan de gratis!) ah um detalhe, esse link leva ao meu blog
de lá voce poderá saber mais informações, abração! e ajude a divulgar publicando esse post ou o link!

 
At 23 de janeiro de 2009 às 07:22 Anônimo said...

Muito bacana esse slide. Tinha visto já.
Você é da área de design?
Abraços.

 
At 16 de abril de 2009 às 09:37 cris said...

Oi Rodrigo,
Tudo bem por aí? Você tá muito sumido...
Desistiu do blog?

 

Postar um comentário


BlogBlogs.Com.Br