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Nesta semana a Casa do Galo, que normalmente já conta com posts de ótima qualidade, teve um convidado muito especial, Washington Olivetto. Ele falou sobre a necessidade de se discutir mais forma e menos conteúdo além de outros temas importantíssimos para o trabalho na publicidade, confiram lá:

Quem não se aprimora se estupora, em Casa do Galo

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As câmeras e filmes que fizeram a Polaroid ser conhecida de todos e durante um bom tempo um objeto de desejo já não são mais fabricados há algum tempo, mas a marca não morreu e tem tentado se reposicionar no mercado com outros produtos na área de impressão fotográfica.
Dentro desta estratégia de reposicionamento da marca a Polaroid lançou a campanha "Free your photos" para divulgar sua "impressora mobile", a Polaroid PoGo.
Com idéia de libertar as fotos que estão presas em seu celular, a Polaroid lançou vídeo e site da campanha, confiram:



A campanha é interessante e acho que o vídeo tem, inclusive, "potencial viral", resta saber se a estratégia de reposicionamento da marca Polaroid fará com que seus produtos ganhem, como no passado, o interesse do consumidor, se "acontecerão" de fato.

Quem souber informar quem são os responsáveis pela campanha favor indicar nos comentários.

Modismo X Oportunidade

Vivemos tempos difíceis, no qual modismo e oportunidade se confundem, especialmente para aqueles que não se dedicam a observar, com um mínimo de atenção, as transformações pelas quais passa a comunicação, a propaganda, o marketing, o planejamento, as relações sociais...
Um exemplo da confusão entre modismo e oportunidade que tem me incomodado recentemente é uma iniciativa do colégio Anglo (aquele mesmo do leão), é o “Blog do Bernardo”, para já eliminar falsas expectativas eu lhes digo: NÃO é um blog, mas sim um “informe publicitário”, não, também não é um “falso blog” propagandístico do Anglo, eu explico.
A única coisa de blog que o “Blog do Bernardo” tem, é o nome, pois ele é apenas uma coluna/informe publicitário no caderno Fovest (o caderno especializado em vestibulares da Folha de São Paulo), não há nem mesmo um equivalente na internet, há apenas a divulgação de um e-mail de contato no roda-pé.
Será que uma página inteira de um caderno da Folha de São Paulo custa mais do que manter um blog? Será que o resultado para o vestibulando é melhor nesta coluna estática do jornal do que em um blog participativo na Internet? Eu acredito que a resposta para as duas pergunta seja: NÃO.
Imaginem quão interessante poderia ser um blog, de verdade, deste tipo. O Anglo estaria prestando um serviço muito melhor e aberto, a participação e a construção do conteúdo estaria muito mais ligada as necessidades reais de debate dos vestibulandos, o blog, se bem feito, se tornaria referencia para esta garotada, para todo vestibulando, independente de onde eles cursam o pré-vestibular, seria uma bela aplicação da noção de serviço e benefício em vez de publicidade (no sentido antiquado do termo) e uma bela iniciativa do Anglo.
O “blog”, no caso do Anglo, se tornou apenas modismo, palavra a ser usada e não tem relação nenhuma com o conceito de blog.
Demonstração de que aderir a modismos é deixar passar uma real oportunidade.

Nano: Poética de um mundo novo

Como já foi muito bem pontuado pela Robi Carusi a "inspiração" ou conhecimento necessário para um desempenho destacado no trabalho depende não só de conhecimentos técnicos específicos, mas também da capacidade de relacionar coisas inusitadas ou não tradicionais, do que aprendemos por aprender, ou até mesmo do bom ócio. Por isso deste post.
Quem me acompanha pelo Twitter (@racoelho) sabe que estive na última sexta-feira (23/maio) na exposição "Nano: Poética de um mundo novo" na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado).
A exposição da artista midiática Victoria Vesna em parceria com o nano cientista Jim Gimzewski, ambos da UCLA, junta conceitos de filosofia, biologia, nano ciência, arte, mídia interativa e física quântica.
Parece ser complicado, não é? E é mesmo, no entanto, algumas das abordagens conseguem deixar conceitos complexos mais acessíveis e interessantes, mesmo a leigos e desinformados sobre estes tão variados assuntos.
A exposição, que infelizmente já está no fim, vai até o dia 1o de Junho, e vale a pena a visita. Lá você poderá "manipular" moléculas de carbono com a mão, ou com o pé, ou com o corpo todo no Zerowave; será convertido em partículas em um Túnel Quântico (Quantum Tunnel); vai descobrir as semelhanças entre um monge tibetano e um nanocientista na busca pelo entendimento do universo, na Nanomandala; dentre outras interessantes instalações.
Enfim, você terá lá muitos temas que não tem nenhuma relação direta e simplista com seu cotidiano, ou seja, um prato cheio para se divertir, aprender coisas novas e, quem sabe um dia, ter uma super idéia, que fará toda a diferença em seu trabalho.

Pra finalizar gostaria de agradecer ao Grupo e-urb - Urbanização Virtual e Serviços Urbanos Telemáticos do Depto. de Arquitetura e Urbanismo da EESC-USP (Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo) e em especial a seu coordenador, Prof. Dr. Azael Rangel por ter dado o apoio necessário para que esta visita acontecesse. Fica também como dica, além da visita a exposição Nano, o convite a quem se interessa pelos usos das novas mídias e TIC's (Tecnologias da Informação e Comunicação) no ambiente urbano e na arquitetura, para conhecer o site do grupo e-urb e as pesquisas realizadas por seus membros.

PS.: em breve estará no site do e-urb uma breve análise da exposição "Nano: Poética de um mundo novo" do ponto de vista das interfaces e suas possíveis relações com o espaço e planejamento urbano, a arquitetura e os modelos contemporâneos de governança eletrônica (papo de arquiteto ligado à tecnologia e novas formas de planejamento das cidades do futuro :o ), ou vocês acharam que minha visita era pura diversão?! ;)

Redes Sociais, você usa?

Que usos você faz das redes sociais como Orkut, FaceBook, Hi5, Second Life, MySpace...?
Para conhecer pessoas novas?
Encontrar velhos conhecidos?
Fazer contatos profissionais?
Informar-se e participar de debates?
...
Seja qual for o uso, ou quem sabe, não uso, que você faz das redes sociais, o vídeo abaixo mostra de forma bem humorada a relação de alguns usuários e as diversas redes sociais, confiram:





Post via: Brief do Lombo

Comunicadores de cara nova


O Comunicadores é um dos blogs que visito diariamente para me informar sobre as novidades em comunicação, design gráfico e publicidade e agora eles têm uma ótima novidade.
Você se lembra daquela velha máxima: “nós fazemos aniversário e quem ganha é você”? rsrs. Pois foi isso que o Comunicadores fez ao completar “um ano, cinco meses, vinte e seis dias e algumas horas” (!!), eles “entregam” aos leitores um novo layout, muito mais bonito e fácil de navegar.
Parabéns aos colegas blogueiros Haendel Dantas e Gui Cury, para além da já conhecida qualidade editorial, agora a nova cara do Comunicadores também está ótima ;)
Agora vá lá e conheça a cara nova do Comunicadores.
Ah!! O endereço também é novo, então clique aí em cima ;)

Faça sua parte, salve o planeta

É domingo. Que tal salvar o planeta? Parece demais para um domingo preguiçoso? Não se preocupe você pode fazer tudo sem sair da frente do computador e ainda se divertido muito. Ficou interessado?
Então veja como em:

Salve o mundo em Greenpeace Weather no Colméia

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Apagados

Em 1992 mais de 18 mil habitantes da Eslovênia foram apagados dos registros populacionais do país causando enormes problemas para os "Apagados".
Conheça a tocante história desta população e a campanha realizada para divulgar este triste problema em:

Stories of the Erased no Osocio

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Quanto maior a necessidade, maior o preço

Já notou como uma garrafa de água custa absurdamente mais caro em um aeroporto ou rodoviária do que no bar da esquina de casa?
Seth Godin, de forma rápida e simples, nos fala sobre isso e mostra a relação disso com o Google. Confiram em:


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Pra quem estava ansioso pela estréia do filme "Ensaio sobre a cegueira" de Fernando Meirelles baseado na obra de José Saramago, fica a dica mostrando as reações de Samago ao assistir o filme pela primeira vez no Festival de Cannes e o relato de Meirelles sobre a emoção do momento, veja em:


Meirelles & Saramago em Update or Die


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O melhor da semana - Indicações

Estréia hoje um novo tipo de post aqui no Nova Mídia - Novo Marketing, será um post com uma indicação de site, blog, post, imagem... enfim aquilo que vi de interessante durante a semana na Internet e que não postei por aqui.

Estas indicações virão sempre com a tag: Melhor da semana.

Espero que aproveitem bem ;)

Bom feriado e/ou fim de semana para todos.

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Journey - Canon EOS Rebel | Apenas fotos

Campanha da Canon para divulgar a sua nova câmera, a Canon EOS Rebel XSi. A criação é da Grey de Nova York.
Pra mim: simples e emocionante, como uma foto.
Confiram:



PS: a partir deste feriado o Nova Mídia - Novo Marketing terá posts especiais para feriados e fins de semana. Não perca ;) aproveite para assinar nosso RSS ou receba nossas atualizações por e-mail.

O movimento “MoveOn – Democracy in Action” que dentre seus objetivos declara querer trazer o americano de volta ao processo político[bb] com engajamento, debate e informação, iniciou ontem campanha contra Charlie Black, conselheiro chefe do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, John McCain[bb].
Afirmando que Charlie Black ganhou milhões apoiando e contribuindo para assassinatos em massa, ações terroristas e regimes ditatoriais, a campanha pede contribuições em dinheiro para que o vídeo vá ao ar na TV americana para alertar a população sobre quem é Charlie Black, além disso a campanha também divulga um telefone de John McCain pedindo que os eleitores exijam a demissão de Charlie Black.



Questão importante a destacar, assim como em post anterior, é como o engajamento, de parte do eleitorado americano, é articulado e abraça de forma ampla suas causas.
Atualmente a questão do engajamento tem sido debatido e analisado como um valor a se construir na publicidade, na medida em que cada vez a publicidade através dos meios tradicionais se torna algo que desinteressa completamente o consumidor, conseguir envolvimento e engajamento de pessoas com marcas e produtos se torna uma questão central (pra usar um clichê basta ver como os consumidores Apple[bb], por exemplo, são engajados e fazem campanha espontânea para a marca).
Que exemplos e aprendizado podemos tirar de ações como esta em relação John McCain/Charlie Black e daquelas dos eleitores de Barack Obama[bb]?
Os comentários estão abertos para o debate.

Leia também:
Engajamento, democracia e design

Mentos + Carlsberg

Mentos + Carlsberg?!?! Não devia ser Mentos com Coca Cola?



O viral aí já tem mais de 1,2 milhão de views no YouTube, é verdade que ele já completou um ano, é velhinho, mas acho que nem todo mundo viu.

Deadline Couriers | Outdoor explosivo

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A ação aconteceu em Auckland, Nova Zelândia, em Julho de 2007, mas eu só a conheci agora, quando foi premiada no Clio Awards 2008.
A Deadline é uma empresa de entregas, e pra provar que seu compromisso em cumprir prazos é sério, ela resolveu explodir um outdoor no exato momento estabelecido, cumprindo à risca o prazo e compromisso de "entrega" de, no caso, um verdadeiro evento urbano.
Além dos muitos curiosos em torno do outdoor a ação também contou com muita mídia expontânea, o que não é pra menos, afinal quando é que se vê alguém explodindo outdoors por aí?
Confiram a ação:



Post via: Ad Me

Get a Mac | Group, Pep Rally e Sad Song

Novos vídeo da série Get a Mac da Apple[bb], e desta vez, como em todas as outras, o personagem principal é o PC[bb], seus problemas de aceitação e tentativas de superar o Mac[bb].
Divirtam-se:

Group



Pep Rally



Sad Song



Veja também:
Get a Mac | Office Stress
Apple | Banner no Engadget e Get a Mac
MacBook Air - Mais paródias

Hora e lugar certos = propaganda eficiente

Post do Promo Planners de ontem destacou uma questão importantíssima não só para ações promocionais, mas também para a publicidade de modo geral, é a questão do timing.
Se uma ação é realizada no momento errado e/ou no lugar errado está fadada ao fracasso. Embora esta seja uma constatação bastante óbvia e facilmente demonstrável parece que muita gente esquece disso e continuar a fazer “ótimas” ações que não servem pra nada, não trazem resultado nenhum.
Que tal se somarmos a hora e lugar, relevância e benefícios? Teríamos uma campanha fantástica, não é?



A ação da Lastminute aí a cima já foi extensivamente mostrada por aí, e está aqui apenas para registrar como os itens abordados acima podem ser muito bem utilizados e criarem uma fabulosa campanha: timimg preciso, lugar adequado, relevante e traz benefícios.
Minha avaliação: nota 10!

Cigarro mata mais

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Você sabia que o cigarro mata mais do que guerras, ataques terroristas e campos de concentração? Pois é! Pra demonstrar isso a F/Nazca Saatch & Saatchi, criou para a Unimed esta campanha, confiram:



A campanha além de site, video e impressos contou também com ação em São Paulo, que também vale a pena conferir:



Post via: Osocio

Leia também:
Nicomarket | Os "benefícios" do cigarro


Não são só as novas mídias que devem fazer parte da agenda das empresas e agências de publicidade[bb], novas formas de se relacionar[bb] com pessoas e com clientes também tem se tornado cada vez mais importante, tanto que a publicidade, em alguns casos, passa a dar espaço para ações que trazem benefícios a pessoas em vez de simples “publicidade”, já mostrei um ótimo exemplo aqui.
Um outro ótimo exemplo é a iniciativa da Motorola[bb] em Uganda na África, é o projeto Motopower. Como nós bem sabemos nossos celulares[bb] precisam de energia elétrica, temos que recarregá-los de tempos em tempos, mas isso não é nada de mais, certo? Bem isso é verdade pra gente, mas em Uganda que possui uma das menores redes de eletrificação da África a história é outra.
Pra resolver isso a Motorola criou quiosques de recarga movidos a energia solar, mas não para por aí, estes quiosques também foram preparados para se tornar uma fonte de renda para mulheres de Uganda, elas recebem treinamento, alguns celulares e chips e para vendê-los no quiosque. Nas palavras de Nikesh Patel, diretor de vendas da Motorola para a África, o Motopower é o primeiro do tipo na África para mulheres, lhes dá a oportunidade de ter seus próprios negócios[bb], aprender sobre empreendedorismo[bb] e gerar renda[bb].
Está aí um ótimo exemplo de ação em que todos ganham, a Motorola aumenta sua participação no mercado, as famílias passam a ter uma fonte de renda e aqueles que precisam de celures ou serviços relacionados tem um lugar fácil para recorrer.

Post via: Springwise

Leia também:
Maxwell House | Benefício em vez de publicidade

Camiseteria, Twitter e experimentação

camiseteria, twitterJá pensou em basear uma promoção no Twitter? Pois o Fabio Seixas e a equipe do Camiseteria pensou, em verdade acho que pensaram em mais do que isso.

Eu já disse em post anterior que experimentar é uma necessidade do mercado publicitário atual, isso porque não temos ainda modelos de atuação definidos, mas sabemos que as novas mídias são uma realidade sem volta então experimentar é também é uma necessidade para se manter no mercado e, como já disse o Ricardo Cavalini,

“Experimentação é correr o risco de ter um resultado bem acima da média.”

Pois o Camiseteria experimentou e o fez em grande estilo, estabelecendo um ótimo exemplo. Quem mais havia pensado o Twitter como uma ferramenta para uma promoção super bacana? Quem mais pensou no Twitter como um canal de relacionamento com clientes e com pessoas? Quem mais pensou no Twitter como um canal privilegiado para divulgar suas ofertas, coleções, lançamentos e tudo isso com um público fiel e que recebe todas essas informações instantaneamente? Pois é isso que o Camiseteria fez, a promoção é só uma das partes bacanas deste pensamento todo. O Camiseteria não poderia estar mais antenados com as mudanças do mercado, poderia?
Só resta dar os parabéns ao Fábio Seixas e a toda a equipe do Camiseteria e torcer pra que outros sigam o exemplo e tenhamos mais e mais casos interessantes de boas experiências e bons usos das novas mídias.

Você está curioso sobre a promoção? É o seguinte: se o Camiseteria conseguir 1400 seguidores no Twitter até o dia 15/06/08 um deles ganhará uma camiseta por mês durante um ano e um dos seguidores do vencedor também sairá ganhando, serão 6 meses de camisetas pra ele também. Ótimo não é? Pois pra deixar ainda melhor eu tenho algumas dicas pra você.
A primeira dica: como serão dois ganhadores quanto mais pessoas você seguir que também já estejam na promoção mais chances você terá de ganhar, então siga o Camiseteria clicando aqui e também outros que participam da promoção, eu participo, que tal me seguir? Estou aqui: @racoelho
E a segunda dica: conheça as belas estampas do Camiseteria estou certo de que você ficará com ainda mais vontade de ganhar esta promoção, é só clicar aqui ;)

Ah! O Camisetereria já ultrapassou os 1400 seguidores, a meta agora é alcançar os 2800 e dobrar o prêmio!

Uma pequena demonstração de como a ação deu certo é o fato de que o Camiseteria já ultrapassou os 1400 followers e já está entre os 10 mais seguidos do Brasil. Ação invejável, não é? ;)

Aumente suas chances de ganhar, me siga: @racoelho

Leia também:
Cia. Athletica e experimentação
eBay + Twitter = Twibler | Transforme seu Twitter em um canal de vendas

Cia. Athletica e experimentação

O caso do viral "Gordos" da Cia. Athletica tomou grandes proporções e já deixei bastante clara minha opinião sobre o caso (veja aqui, inclusive comentários), mas para além do conteúdo uma questão que também deve ser discutida é sobre o uso, pela Cia. Athletica, de um novo formato publicitário e de uma nova mídia.
Tive o prazer de ser um dos convidados do Rafael Amaral, colega blogueiro e autor do ótimo Estagiridade, para produzir um post sobre o assunto.
O post saiu e recomendo a todos os meus leitores que passem por lá pra conferir, basta clicar aqui.

Aliás, se você ainda não conhece o Estagiaridade não perca nem mais um minuto, o blog é excelente! Aproveite e assine o RSS do pessoal. Boa leitura ;)

Solo Smoothies | Frutas explosivas

Em dias difíceis e de muito trabalho que tal apenas dar algumas risadas com uma divertida campanha publicitária? Me parece uma boa idéia!
A campanha abaixo foi criada pela McCann de Oslo para os "Solo Smoothies" da Ringnes.
Divertida e com boas doses de humor negro vale a pena ver os três vídeos da série, com direito a traição, festa, acidentes, quedas e muita explosão.
Ah! Os personagens são bananas, morangos, abacaxis...
Confiram e divirtam-se:






Audi A4: Thermo vision | Turn on your senses

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Ninguém duvida que algumas pessoas tem reações sentimentais bastante intensas com relação a seus carros ou a "carros dos sonhos", certo?
A idéia da DDB, Milão, para o novo comercial do Audi A4 Avant se apóia justamente nos sentimentos, reações e sentidos das pessoas, em especial (claro!!) em relação ao Audi A4 Avant.
Mas a grande "sacada" do pessoal foi como mostrar isso e sem fazer uma campanha que caisse na mesmice e se iguale a todas as outras. Mas como? Que tal mostrar através da recursos de termo visão como as pessoas reagem aos sentimentos e sensações?!?! Parece tecnológico demais pra você? Pois eu acho que eles acertaram na mosca, confira o vídeo e tire suas conclusões:



Por hábito (um mau hábito, eu sei...) eu usualmente divulgo aqui apenas a agência responsável pela campanha, mas neste caso eu achei a produção excepcional, fantástica, demais, genial, perfeita... rsrsr por isso os responsáveis são (que rufem os tambores): Movie Magic. Parabéns pro pessoal!
Repararam também nos impressos? Belíssimos!

Pra ser totalmente sincero em relação ao que penso desta campanha vou deixar uma pequena nota: Não achei a campanha em si sensacional, achei que não é nada demais, mas, por outro lado, achei a produção, as imagens, o vídeo, os impressos e idéia da termo visão Sensacionais. Deu pra entender? rsrs

Post via: I Believe in Advertising

Leia também:
Audi RS 6 | Engine
Volkswagem | Talk show com Max
Dacia Logan | Revolução possível

Usar personagens sempre envoltos em polêmica e preconceito, com sutileza, respeito e inteligência não é nada fácil (se você duvida, olhe aqui).
O vídeo abaixo criado pela DDB, de Londres, para divulgar o depilador Satinelle[bb] da Philips[bb], me parece exemplar em muitos aspectos. Idéia ótima, construção da narrativa impecável, belas cenas...
Não dá pra falar muito sem quebrar a surpresa, então confira:



Achei a campanha excelente (sem meias palavras)! Convenhamos que usar um transexual em uma campanha publicitária sem ser vulgar, pejorativo ou clichê já é algo pra se aplaudir, mas quando, além disso, trata-se de forma tão inteligente e pertinente na relação com o produto, só me resta dar nota 10!

Update: soube a pouco que no hot-site da Philips há mais informações sobre a campanha e sobre James ou Karis (a "moça" do filme).

Alguns dos vídeos da famosa série da MasterCard são excepcionalmente bons, este é, certamente, um deles.
Feito para divulgar o patrocínio da MasterCard para a Copa UEFA[bb] este vídeo é extremamente carismático, divertido e envolvente.
Sem muitos comentários, vamos logo ver o garoto gordinho e desastrado, terror da vizinhança jogando bola[bb] ;)
Criação da McCann - Erickson, de Londres.


ebay, twitter, monetização, twibler
Já se discutiu tanto a questão da monetização dos blogs (ainda não sei direito onde chegamos... mas discutimos bastante...), mas que tal passarmos a discutir agora a monetização do Twitter? Parece loucura pra você? rsrs Pois saiba que não é não, surgiu o Twibler.
O Twibler é uma pequena aplicação que integra a sua conta do eBay com o Twitter, então a cada adição de produtos no eBay ele comunica a entrada automaticamente para os seus seguidores no Twitter.
Pra quem acha que o AdSense não dá em nada... que tal o Twibler?

PS: Eu é que não quero seguir ninguém que fique fazendo anúncios de garagem o dia todo :p
PS2: aproveite e me acompanhe no Twitter: @racoelho, eu prometo não vender nada... ainda não tenho conta no eBay ;)

Leia também:
Amazon | Vendas até pelo celular

TIM deseja Feliz Dia das Mães

TIM, celular, telefonia celular, mobile, marketing, dia das mães, mães
O Dia das Mães já passou, mas eu não poderia deixar de postar, ainda que atrasado (sim, foi minha culpa...), a interessante campanha da TIM, operadora de telefonia móvel, para este dia tão especial.
Em banners veiculados em vários portais web nacionais havia o convite para preencher o número do telefone da mãe, indicar se você era “filho” ou “filha” e no dia 11 de maio, Dia das Mães, sua mãe receberia uma ligação especial, oferecida pela TIM.
Um detalhe importante, aliás, detalhe não, acho que isso é fundamental, é o fato de ação só ser possível para clientes TIM. Convenhamos que essa limitação é péssima, não deviam também estabelecer um relacionamento com “futuros clientes”?! Achei a ação interessante, mas esta limitação me parece um erro grave.
A campanha foi uma parceria da McCann e da Ponto Mobi.
Não pude testar a campanha, mas se algum dos leitores testou, conte pra gente nos comentários, seria ótimo saber exatamente como foi a mensagem recebida por sua mãe ;)

Post via: Mobilizado Blog

big brother, austrália, TEN, bluetooth, marketing, mobile, marketforce, nova mídia, novo marketing
Em circunstâncias não tão nobres ;) o Big Brother já foi tratado aqui, desta vez, no entanto, ele está aqui para ilustrar uma excelente campanha, que aliás tem tudo a ver com o Nova Mídia – Novo Marketing.
Para lançar o Big Brother 2008 na Austrália, a Marketforce instalou um sistema de bluetooth em pontos de ônibus de alta circulação e quando as pessoas se aproximavam dos pontos eram surpreendidas com 2 SMS’s anônimos. O primeiro, bem nos moldes Big Brother, dizia “Eu estou observando você. Você está no ponto de ônibus ‘X’ em frente a ‘tal lugar’.” Depois de alguns segundos chegava o segundo SMS dizendo que o Big Brother estava de volta e informações sobre horário e canal.
A campanha me pareceu excelente, soube aproveitar muito bem a tecnologia do bluetooth e SMS, além de estabelecer um vínculo claro e bastante criativo entre campanha e produto.

Post via: I Believe in Advertising

Veja também:
Fiat Stilo Dualogic | Ouvindo sua consciência...

Guys backflip into jeans | Viral Levi’s

Criado pela Cutwater, de São Francisco, o viral para divulgar as calças sem zíper da Levi’s é, sem dúvida, um VIRAL (com todas as letras maiúsculas). No momento em que o posto aqui já foram mais de 2,3 milhões de visualizações no youtube e isso com apenas 1 semana no ar(!!!).


Há alguns anos eu discutia fervorosamente com alguns amigos sobre a "função social" de algumas profissões, em especial a arquitetura. Discutíamos sobre a validade de tal conceito, sobre como realizá-lo sem diminuí-lo a ações assistencialistas e/ou oportunistas, enfim...
No mundo da publicidade esta questão também é bastante pertinente, neste sentido, vejam no vídeo abaixo a proposta do Leão Humanitário em Cannes:



Todos sabem da importância do Festival de Cannes para a publicidade e sabem também que se faz cada vez mais necessário agir em prol de melhorar as condições ambientais e sociais do mundo.
Achei a idéia ótima e entrei para a "campanha". Vamos viralizar este vídeo e esta idéia e torcem para que dê ótimo frutos.

Post via: UpdateOrDie

Em tempos em que ser politicamente correto é quase uma obrigação, fiquei surpreso com a ação de guerrilha da Cia Athletica criada pela DM9DDB.
A ação aconteceu assim: dois supostos fiscais da prefeitura de São Paulo abordavam nas ruas da cidade pessoas que estavam acima do peso e depois de informá-las sobre a Lei Cidade Limpa e a proibição de uso de mídia exterior, multavam a pessoa já que por serem “gordas” e “grandes” eram quase um “outdoor ambulante”.
Como preconceito pouco é bobagem... segue o vídeo da ação.



Se por algum motivo não ficou claro que abomino qualquer ação de desrespeito e preconceito como os apresentados no vídeo: Eu abomino! E achei de péssimo gosto a ação. Os publicitários responsáveis e a Cia Athletica perderam completamente o senso do que é uma boa campanha publicitária e pior do que é o respeito ao outro.

O vídeo e a campanha de guerrilha da Cia Athletica, criação da DM9DDB vão, na minha avaliação, para a categoria: Lixo Publicitário!

Desde a semana passada está on-line um novo banner interativo para a campanha do Fiat Stilo Dualogic, aquele da “disputa” entre os simpáticos Anjinho e Diabinho.
O Banner “promete” lhe ajudar a decidir “se dirige no manual ou no automático”. Você digita o seu telefone e o de um amigo(a) que esteja próximo e então Anjinho e Diabinho telefonam para ambos, cada um com uma sugestão.
A campanha me pareceu muito interessante, mas infelizmente não encontrei o banner para testar a ação. Se você, leitor, encontrou conte pra gente nos comentários.
A criação é da Click e da Ponto Mobi, que inclusive produziram um rápido vídeo demonstrando o funcionamento da ação, confiram:



Post via: mobilizado blog

Axe Bullet | Não perca a oportunidade

Divertido e muito bem produzido vídeo do novo Axe Bullet.
A criação é da Bartle Bogle Hegarty de Nova York.
Sem mais comentários, apenas divirtam-se.



Vejam outras campanhas da Axe:
Axe | Herói francês
Axe… arg!

Wrigley’s... como não fazer um comercial

Seguindo a regra dos posts pílulas de hoje...
Segue um vídeo cheio de tensão e possibilidades criado pela DDB de Sidney para a Wrigley’s... apesar de, no início, a produção prometer ser muito bacana... você verá que ele é, na verdade, um ótimo exemplo do que não fazer(!).
Anticlímax total... decepcionante.
Confiram e opinem:


Blackberry: More to do

Animação que demonstra como o Blackberry “carrega” tudo o que você precisa em um único aparelho.
A idéia ficou muito bem demonstrada em vídeo bastante simples e efetivo... eu até fiquei com vontade de ter um...
A produção é da Hélios Design Labs, de Toronto.



Veja também:
AT&T | Paradise by the GoPhone
Nokia Harmony | Coral de celulares
Claro | Trilha sonora grátis no celular | Parte 2
TIM | Viver além da tecnologia

Diretor de Criação, eu?!?!

Você acaba de entrar para a publicidade? É estudante? Já trabalha com publicidade em uma grande agência?
Estas respostas têm pouca importância, o importante mesmo é: o seu sonho é ser Diretor de Criação? Pois se você disse “Sim!!”, os seus problemas acabaram!
Isso mesmo! E quem lhe dá esta chance é a agência americana Holton Sentivan + Gury. E você já começa desenvolvendo uma campanha para uma das grandes industrias mundiais, a industria farmacêutica.
Com um site muito bem montado, de navegação simples e intuitiva, a Holton Sentivan + Gury, lhe dá a possibilidade de elaborar um storyboard e depois ver o resultado final de um vídeo comercial para um produto fictício.
Crie seu vídeo clicando aqui e ao terminar compartilhe-o enviando a amigos ou colocando-o em seu site, blog, etc.
Mais uma ação UGC (User Generated Content), muito bem bolada, destaco a questão de permitir que o vídeo criado seja compartilhado através de e-mail, redes sociais, blogs e sites, o que, além de estimular a criação dos vídeos, também amplia enormemente o alcance da ação.
Segue abaixo a minha primeira experiência como Diretor de Criação, meu primeiro “anti-comercial” rsrs. Fiquem a vontade para deixar os links de suas criações nos comentários, vamos ver quem foi o Diretor de Criação mais bem sucedido ;).




O lançamento da série Scarlet, estrelando Natassia Malthe e dirigida por David Nutter (de Supernatural e Smallville) aconteceu no dia 28 de Abril no Pacific Design Center em Los Angeles com a presença de cerca de 500 pessoas, incluindo (claro!) famosos. Para a surpresa de todos, no entanto, o lançamento não foi de um novo seriado de TV, mas de uma nova série de TV[bb]s, a LG[bb] Scarlet.
(Agora reveja o “teaser” acima. Faz todos o sentido, não é?)
Em uma longa e muito bem construída campanha de marketing viral[bb] com ações na TV e Internet, além de publicidade impressa, a LG conseguiu atrair muitos olhares para a nova “série de TV”, além de uma grande polêmica em torno da estratégia de marketing adotada.
Os “teasers”, materiais impressos ou on-line que criaram todo um buzz[bb] em torno da “nova série” jamais demonstraram ter qualquer relação com a marca LG, nenhum logo, nenhuma citação, nada. Toda a campanha criada pela Agency.com, Tequila\London e Stream aconteceu sem uma “marca”, o que, por si só já seria algo no mínimo, curioso, mas, claro, não pára por aí.
O objetivo da campanha certamente foi alcançado, afinal estamos falando do assunto (como tantos outros), não é?
Sou um entusiasta de campanhas bem construídas e que fogem dos modelos convencionais e certamente este é o caso desta campanha da LG Scarlet. Aqui no Brasil já tivemos campanhas que usaram estratégia similar (alguns mais rigorosos diriam: campanhas apoiadas em mentiras, apenas para gerar buzz), vocês se lembram das notícias envolvendo o relacionamento de Karina Bacchi com o Baixinho da Kaiser e que “depois” se tornou comercial?
Apesar de ser, como disse, um entusiasta destes novos modelos publicitários gostaria de levantar alguns pontos para discussão:
1) repararam que até agora não falamos do produto, da mais fina TV LCD do mundo, a LG Scarlet? Falamos apenas da campanha publicitária e, um pouquinho, da LG.
Podem nos questionar, portanto, sobre que rumos tem tomado a publicidade, afinal que importância tem o produto em uma campanha como esta? Será que o produto, realmente, tende a perder importância para a “publicidade pura” (será que criei um paradoxo? rsrs) e para a marca?
2) se por um lado temos cada vez mais ações publicitárias que se focam mais no benefício do que na própria “publicidade” (sentido mais restrito e usual do termo), como é o caso da ação da Maxwell House, temos também, por outro lado, ações que cada vez mais se aproximam ou resvalam em um tipo de “mentira” (não que eu ache a palavra adequada para o caso, e nem para casos como o da Kaiser, mas por falta de palavra mais adequada... “mentira” serve).
Que caminho seguir? Que cuidados tomar? E o consumidor? É possível justificar tudo com: "foi uma ótima idéia, a publicidade funcionou, todos estão falando no assunto"?

Discussão lançada. O espaço dos comentário é seu leitor, use-o! ;)

Post via: e*idéias

Nicomarket | Os “benefícios” do cigarro



Um creme dental que escurece os dentes. Um creme facial que envelhece a pele em até 10 anos com apenas uma semana de aplicação. Um spray bucal que lhe deixa a voz rouca instantaneamente.
Estes são os produtos da Nicomarket: o Nicoteeth, Nicoclean e Nicovox, que podem ser adquiridos através do site Nicomarket.
É claro que os produtos são falsos. Fazem parte de uma campanha de marketing viral anti-tabagismo da União Européia, criada pela Isobar, no último bimestre de 2007 e veiculada apenas através de celular e Internet. Na Internet foram 150 blogs e portais de vídeo, além de ações especiais para MTV, MSN e Yahoo!.
A campanha, que tinha os jovens europeus, fumantes ou não, como público alvo, apelou para um modelo de publicidade bem conhecido, o dos comerciais de produtos de estética e beleza.
Além do tom falso e irônico do site e dos produtos, no momento final da “compra” o visitante era redirecionado a um site de ajuda com informações sobre os riscos do cigarro, além de orientações sobre como parar de fumar.
Com orçamento da ordem de €500 mil a campanha aconteceu em 27 países europeus e atingiu um total de 300 mil pessoas através do site, com 58 mil “vendas” e 40 mil encaminhamentos dos vídeos da campanha a partir do site, sendo que os vídeos tiveram 3,5 milhões de visualizações.
Veiculada exclusivamente através de celular e Internet a campanha é uma demonstração, ainda que bastante simples, da possibilidade de se ter campanhas que usam exclusivamente as novas mídias.

Assim como a morte, há outras certezas na vida (:o), uma delas é que ex-BBB e dançarina (?) de grupos de sucesso (?) viram capa de revista masculina (a maior parte na Playboy).
A Playboy com a Garota Melancia nua já está nas bancas (bem... a essa altura já devem ter se esgotado), vejam a capa:


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Juliana Góes, que fez sucesso entre os marmanjos que assistiram ao BBB 8, depois de ensaio sensual e capa da VIP, a ex-BBB e jornalista (sabiam dessa?), vai estar nas páginas e capa da Playboy de maio que estará nas bancas já na próxima semana:


playboy, capa playboy, mulher nua, big brother brasil, BBB8, mulher pelada, ex-BBB, juliana góes
Mas porque estou falando disso aqui no Nova Mídia – Novo Marketing? Muito simples, há 2 (dois) motivos (principais):

1) a nova identidade visual da Playboy. O Mídiatico já havia comentado o assunto em relação a capa da Playboy para a Garota Melancia, mas ao contrario do que alguns podem ter pensado aquela capa parece não ter sido um caso isolado.
A capa da Playboy, há já bastante tempo, adota uma comunicação visual bastante rígida (veja a capa da Playboy com Jaqueline Khury, também BBB8, logo
abaixo), mas agora, ao contrário, cada edição parece ser uma nova experiência de design.
Será que houve mudança na direção de arte da Editora Abril para a Playboy?
O que acharam das novas capas? Melhores ou piores que o padrão anterior? Deixem opiniões nos comentários.


playboy, capa playboy, mulher nua, big brother brasil, BBB8, mulher pelada, ex-BBB, jaqueline khury
2) este é um blog sobre publicidade (principalmente) e em especial sobre mudanças na publicidade a partir das novas mídias, daí este post é também um teste.
Uma avaliação para observar como reagem os sistemas de busca e quantos serão os paraquedistas que chegarão por aqui usando palavras chave relacionadas a: mulher, mulher nua, Playboy, Big Brother Brasil, BBB8, Juliana Góes, Garota Melancia, Jaqueline Khury, Íris Stefanelli, capa playboy...

E você leitor habitual do Nova Mídia – Novo Marketing... como chegou aqui? Está lendo este post apenas pelas questões de design gráfico e publicidade? rsrs

Pra você paraquedista que chegou até aqui sem entender muito bem ou (quem sabe...) se interessando pelo blog, um presentinho: as fotos da Playboy de Jaqueline Khury, aqui, um “oferecimento” do Sedentário & Hiperativo (se quiser as fotos da Playboy da Garota Melancia procurem por lá também). Divirtam-se e voltem sempre ao Nova Mídia – Novo Marketing, afinal publicidade pode ser bacana ;) (aproveitem e assinem nosso RSS)

Ah! Um último “brinde” pra quem resistiu até agora e não clicou, ainda, no link das fotos da Playboy de Jaqueline Khury. Vejam também outros posts curiosos e divertidos sobre publicidade e Playboy, mulher nua... aqui (sobre Jaqueline Khury, ex-BBB) e aqui (sobre Íris Stefanelli, ex-BBB).

Agora acabou!

PS: pra quem acompanha o Nova Mídia – Novo Marketing e ficou curioso sobre o número de paraquedistas que chegaram neste post através dos sistemas de busca, fiquem tranqüilos, em breve divulgarei alguns números sobre este “post experimental”.


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